quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ecos do Silêncio–lançamento no sarau dia 21 de maio

livro ecos do silencio

É um livro que fala do cotidiano. São textos que passeiam pelas trilhas e veredas da vida de pessoas simples, extraídos do intimo da alma, que normalmente fala em silêncio, suas músicas sem notas; suas notas sem tons; seus gritos sem vozes; e suas vozes sem sons. Fala da natureza, do patriotismo e das loucuras a que uma paixão nos leva cometer.
Do valor das palavras, do amor entre pais e filhos e das saudades de um nordestino apaixonado pela sua terra natal. Dos entremeios da vida, de um mundo cheio de homens vazios.
Eu poderia falar de cada verso deste livro, com o mesmo amor que um pai fala de seu filho, mas não quero falar de minha prole. Não me glorio em falar do que escrevo, mas contento-me se o que eu escrevo, falar por mim.
Agora estes versos são livres, e não me pertencem mais, serão peregrinos, espero que encontrem abrigo no coração de algum espírito errante no dorso fero da vida. Que cause inquietações pose em um sorriso e acalentem as almas angustiadas.
Como disse o grande poeta dos escravos Castro Alves: Possam eles, ó meus amigos! Efêmeros filhos de minha alma, levar uma lembrança de mim ás vossas plagas.

Francis Gomes

FRANCIS GOMES E SUA OBRA

sarau da debora e livro 058

Francis Gomes, poeta e cordelista. Natural de Assaré Ceará, onde nasceu o grande poeta Patativa do Assaré. Autor de 17 livretos de cordel, mais de 500 poesias. Premiado em vários concursos literários e atual presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL LITERATURA NO BRASIL, em turnê de lançamentos lança no sarau O que dizem os umbigos seu primeiro livro intitulado Ecos do Silêncio.
Para quem já teve o prazer de conhecer o Francis essa é uma grande oportunidade de reencontrá-lo e ter mais uma das grandes obras dele na estante e na vida. Para quem ainda não o conheceu só tenho a dizer que perdes muito com isso, portanto para que não fique essa lacuna em sua vida venha conhecê-lo e também a sua obra neste dia tão especial. O livro estará em promoção para os participantes do sarau e com direito a autógrafo.

QUANTO?: 15 REAIS
PROMOÇÃO EXCLUSIVA: 2 POR 25

QUANDO?: 21 de maio à partir das 18 horas
ONDE?: Sarau O que dizem os umbigos?! Av. Barão de Alagoas, 340 – São Paulo – SP – na Casa de Cultura do Itaim Paulista

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Convite Zine para lançamento de livro e sarau!

CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA GRANDE
IMPRIMAM E DIVULGUEM A VONTADE

Sarau O que dizem os umbigos - por Vander Ramos

Sarau: O que dizem os Umbigos?, realizado nos terceiros sábados de cada mês no bairro do Itaim Paulista, São Paulo/SP, na Casa de Cultura Rua Barão de Alagoas, 340.
Gravado por Vander Ramos para o Blog Mural.

Blog do Akira Yamasaki - sobre o sarau O que dizem os Umbigos

Confiram a matéria do nosso amigo Akira Yamasaki sobre nosso sarau! grande poeta do Itaim Paulista: http://blogdoakirayamasaki.blogspot.com/2011/04/o-que-dizem-os-umbigos.html

cabelos do sol

nessa noite
quantos são os homens
que não dormem
de fome?

e quantos são os homens
que não dormem de medo
dos homens que não dormem
de fome?

pesa demasiado
sobre os ombros dessa noite
preces e presságios
e os quartéis todos
continuam de prontidão
- guardam lágrimas represadas
de órfãos esquecidos
e viúvas enlouquecidas

mas quantos são os homens
que dormem nessa noite?

juntar os sonhos, companheiros
todos os sonhos que estão perdidos
proibidos nessa grande noite, açoite
o vento, transformar em pedras
a voz em balas

e com todas as mãos juntas
agarrar os cabelos do sol
e com todas as mãos juntas
arrancar os cabelos do sol
e com todas as mãos juntas
amarrar os cabelos do sol
na cintura do povo.

akira yamasaki – 17/04/2011.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sarau em homenagem a Noel Rosa! Fotos

DSC09063

O sarau em homenagem a Noel Rosa que aconteceu no dia 19 de abril de 2011 fez jus a homenagem. Com sua biografia exposta e músicas disponíveis para leitura.

Sandro Ivo, falou no começo do sarau, sobre o sarau e agradeceu as pessoas pela presença.

Dançamos e cantamos ao som de Ângelo, Vital e France Oliveira, com o som do forró e o France também deu uma palhinha com músicas do Paralamas do Sucesso.

Sônia de Arruda recitou suas belas poesias e fez uma em homenagem especial a Noel Rosa.

Fábio Valente trouxe suas lindas composições de bossa nova, tocou e cantou encantando toda platéia.

Daniel Marques fez uma leitura da biografia de Noel Rosa e recitou uma poesia de Sérgio Vaz mesclando –a com úma música de Chico César.

Samara Oliveira, recitou poema da banda Homens da Caverna, escrita por Bruno Morelatto e leu alguns de seus poemas, e à pedido da platéia cantou As rosas não falam de Cartola com Daniel Marques no pandeiro.

Akira, recitou suas poesias, algumas delas que falavam sobre o Itaim Paulista.

Miguel, o integrante mais novo do sarau, nosso bebê, tocou pandeiro, dançou, falou e tocou triângulo. Tem 1 aninho só!

Alexandre Santo fez uma performance e cantou uma de suas composições.

Carlinhos Barcelar, cantou várias músicas em que a platéia também caiu na cantoria.

Black Almeida fez música experimental e no final deixou uma questão para reflexão.

Banana (Leandro) também representou cantando a música A Banda de Chico Buarque.

Wellington, que tem grupo de hip hop que ensaia na casa, representou recitando seu rap.

Houve também um garoto que se apresentou no final, mas infelizmente não lembro o nome, pois chegou no final e não cheguei a anotar.

Foi um dia bastante musical e poético, depois de todas as belas apresentações comemoramos os 26 anos da Casa de Cultura do Itaim Paulista, com um lindo e delicioso bolo doado pela Salgolândia que fica próxima a casa de cultura.

DSC08965DSC08966DSC08967
DSC08980DSC08983DSC08990
DSC08988DSC09057DSC08996
DSC09027DSC09048DSC09074

DSC09026DSC08994DSC08971DSC09078DSC09075DSC09077

Todas as fotos em:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sarau O que dizem os Umbigos–Noel Rosa

Noel

O Sarau O que dizem os umbigos irá homenagear Noel Rosa, o grande poeta e sambista carioca que tirava de seus amores e desafetos grande inspiração para a composição de suas músicas. Noel Rosa dentre suas grandes músicas destacam-se Filosofia, gravada por vários intérpretes, Pierrô Apaixonado, marchinha de carnaval consagrada e Com que Roupa? samba sempre lembrado nas rodas de samba, dentre outras músicas eternas compostas por Noel.

Também será um dia de festa pois a Casa de Cultura do Itaim Paulista irá completar 26 anos de existência, e nós faremos do sarau uma comemoração especial a este dia tão importante para nós que tambéms estamos escrevendo história da história da Casa.

Coincidiu da data cair no mesmo dia da Virada Cultural 2011, portanto, vamos começar pelo Itaim e de lá vamos aos nossos shows e atividades culturais escolhidos. Lembrando que haverá nesta Virada o palco da Cultura Periférica, que promoverá vários saraus que rolam nas nossas quebradas, serão no Palco Sta Ifigênia: http://www.viradacultural.org/programacao#lugar374