segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exposição–Máscaras Africanas–orientador Daniel Queiroz

 

EXPOSIÇÃO DE MÁSCARAS FEITAS POR ALUNOS DA FUNDAÇÃO CASA

DSC_0118

Este Workshop foi realizado com jovens das unidades de internação da Fundação casa das unidades Mauá, Jacareí, Guarulhos e São Bernardo.

Tendo seu principal objetivo o comprimento do artigo 4º do ECA, que trata do direito a cultura, a fim de que os participantes tenham um contato com diferentes culturas.

Foi atendido aproximadamente 240 adolescentes internos separados por turmas de 15 com duração de 2h cada.

Em cada encontro de 2h, foi trabalhado o significado amplo da palavra “cultura” e seu surgimento relacionado a manifestações através de diversas linguagem como a fala, dança, vestimentas, adereços, religiões fazendo entender a partir de dinâmicas que cultura é tudo aquilo que se cultua ou se cultiva.

Em seguida destacamos a cultura inserida em um contexto atual até chegarmos a idéia das mascaras africanas sua  ancestralidade a ocupação do espaço através deste adereço, destacando as religiões, danças festivas e guerras.

Por fim foram distribuídas placas com formatos de mascaras africanas para que fossem pintadas com as mão e os dedos exercitando a expressão ancestral e tribal africano.

Os resultados foram surpreendentes, muitos adolescentes se expressaram das formas mais diversas representando grades nos dentes, tristeza, choro, incluindo símbolos subliminares que fazem apologia ao crime. Ao final em uma exposição foi destacado as diferenças entre cada mascara e que cada uma trazia uma mensagem e um entendimento simbólico, e que da mesma forma como a mascara expressa a individualidade de cada um, também foi possível avaliar as diferenças e a importância de se conhecer cultos, e culturas diferentes a fim de que seja respeitada construindo assim gradualmente uma sociedade mais justa e com menos preconceito cultural.

Daniel Queiroz.

SARAU O QUE DIZEM OS UMBIGOS?!! – Marcelino Freire
Quando: 20 de outubro às 18:00h ( sábado )
Local: GRCS Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara ((Próx. a Praça Silva Teles centro do Itaim Paulista)
Rua: José Cardoso Pimentel,1B Itaim PTA- SP - Cep: 08149-400

informações: http://oquedizemosumbigos.blogspot.com
facebook: http://www.facebook.com/sarau.oquedizemosumbigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário