terça-feira, 15 de maio de 2012

Associação Literatura no Brasil–10 anos de história

100_2119


Esse mês teremos o prazer de homenagear a Associação Literatura no Brasil, que há 10 anos atua município de Suzano, desenvolvendo projetos de incentivo à leitura, à escrita e à divulgação de novos escritores. Idealizada pelo escritor Sacolinha e realizada por diversos escritores.
Para entender o funcionamento desse projeto, que têm dado muito certo e com certeza inspirando muita gente por aí, encontramos essa descrição no blog do Literatura no Brasil: http://literaturanobrasil.blogspot.com.br/ que define bem o que tem sido realmente feito pela associação.

 

Apresentação da Associação Literatura no Brasil

A cultura de apologia à leitura e a vida está crescendo da raiz, e essa raiz chama-se...Literatura no Brasil.
José Louzeiro, Plínio Marcos, Gonçalves Dias, Aluízio Azevedo, João Antônio, Adelaide Carraro, Lima Barreto e Maria Carolina de Jesus. Esses e outros escritores brasileiros fazem parte do trabalho do projeto. Trabalho que para se desenvolver basta ter uma visão do cotidiano.
O projeto cultural Literatura no Brasil, foi posto em prática num momento de revolta, tornando assim um depósito de desabafo não só para o idealizador do projeto, mas sim para todos aqueles que enviam seus trabalhos para serem divulgados pelo Literatura no Brasil.
Dia 1 de Dezembro de 2002, a cultura da periferia ganhou mais um aliado.
Esse projeto conta com uma comissão literária e tem contato com diversos estados.
Desenvolver debates, palestras, saraus, eventos beneficentes de hip-hop e explorar murais são umas das atividades que o Literatura no Brasil mais pratica. Também realiza concursos literários e coletâneas, sempre dando prioridade onde a cultura fantasia não alcança.
Outro papel fundamental do projeto, além de incentivar a leitura, é a divulgação de escritores anônimos. Escritores que já tem trabalhos lançados, mas não tiveram uma oportunidade para mostrar o seu talento.
Poemas, poesias, contos, crônicas, frases, versos, prosas, enfim, todo e qualquer trabalho literário que tenha um cunho social, passe informação ou chame a atenção para a sua leitura. Esses trabalhos serão avaliados pela comissão e se forem aprovados, serão xerocopiados e distribuídos em eventos, debates, saraus, palestras, bibliotecas, entidades, ong’s e por meios de cartas enviadas. Também serão lidos em diversas rádios comunitárias.
O Literatura no Brasil está aí para fazer o leitor prestar mais atenção no livro em que está lendo, pois não devemos devorá-lo, mas sim apreciá-lo.
Os diretores e responsáveis de bibliotecas que aceitarem doações podem se cadastrar com o projeto. Todos os livros, revistas e gibis que o projeto recebe é revertido para as entidades que mantém cadastro com o Literatura no Brasil.

Visitem: http://literaturanobrasil.blogspot.com.br/
Quando?
19 de maio de 2012 às 18:00
Onde? Sarau O que dizem os umbigos?!!
Av. Barão de Alagoas, 340
informações: http://oquedizemosumbigos.blogspot.com

Um comentário: