sábado, 29 de junho de 2013

Curra–Temperos sobre Medéia–Contadores de Mentira

Na 1ª Ocupação Cultural O que dizem os umbigos?!!

CURRA

SINOPSE
O espetáculo Curra – Temperos Sobre Medéia é uma confraternização ritualística fruto de pesquisas na cultura oriental e africanas cuja fonte é o corpo e suas energias. “É um espetáculo pra se sentir. Um banquete antropofágico repleto de cantos, danças boa comida”.
O mito de Medéia é o eixo central que é recortado em estruturas de dança, canto, rituais, comida e emoções sensoriais. No espetáculo é servido um banquete e o público é convidado a experimentações gustativas através do paladar e do olfato. Além disso, experiências de corpo em transe e o conceito de jogo sobrepondo a cena são a base deste espetáculo. O espetáculo é a predominância do jogo essencial, onde os atores não possuem cenas definidas, mas jogos e regras estabelecidas em um itinerário de energias. Por fim, o espetáculo restabelece o mito clássico transformando a tragédia em um ritual de celebração.

GRUPO - CONTADORES DE MENTIRA
Desde 1995

Neo (13)

Nosso sentimento de trabalho é o de “Recusa”. Recusamos o automatismo, a pressão do tempo, os atiradores de facas, o caminho fácil. Recusamos...
O Grupo Teatral Contadores de Mentira, hoje também instituição com o mesmo nome, nasceu em 1995 na cidade de Suzano, região do Alto Tietê. Desde então produziu projetos, espetáculos, festivais, encontros, feiras, e sobretudo, um diálogo de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude entre cidadão e cultura. Nesses anos todos, um sentimento de recusa, de fluxo contrário ao pensamento de que apenas os grandes centros são produtores de cultura, de que é possível dialogar com a identidade de nossa região e para ela transformar nossas tradições tem nos motivado a ser residentes e resistentes em nossa região.
Chamamos este trabalho de celebração porque acreditamos naquele ambiente onde, para além do ato teatral, existe o festejo, a comida, a comunhão, o artesanato do corpo. Há anos nos perguntamos quais os caminhos para agregar outros fazedores, outros criadores, ou mesmo abrir a relação com as comunidades que nos doam seu tempo para o instante cultural. Assim, optamos pela festa, onde podemos cozinhar para o público, onde dançamos juntos para contar uma história da própria comunidade. Costumamos dizer que nossos projetos são construções de relação e de fortalecimento de potências. Entendemos que a sociedade organizada e o cidadão comum tem potência cultural inerente. Uma cozinheira, neo2um artesão, um mecânico, um poeta, um artista, um serralheiro, entre tantos outros, podem ser potencializados em seus saberes através das ferramentas da Cultura. Optamos em realizar nossas projetos pensando no entorno onde produzimos ou apresentamos. Tentando entender aquele terreno, donde circulam outras histórias que podemos compartilhar. Sempre atuamos na idéia de “assentamentos” ao menos para o momento da celebração. Uma imagem que define aquilo que fazemos é a de uma "cozinha" onde convidamos amigos e comunidade para trocar idéias e potências e multiplicar atitude, formação e os chamados "assentamentos" Culturais.
http://www.contadoresdementira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário