segunda-feira, 2 de abril de 2012

Casa de Cultura Itaim Paulista - do povo para o povo - 27 anos

A Casa de Cultura Itaim Paulista foi a primeira Casa de Cultura de São Paulo, o que muitos não sabem é que ela foi conquistada por luta popular, por movimentos que se uniram para que ela fosse possível.

O sarau O que dizem os Umbigos?!! no dia 21 de abril, dia de seu aniversário irá homenagear os 27 anos de existência desse espaço, que ainda apesar de muitas dificuldades se mantém vivo, graças à luta popular para isso, algo da força de sua gênese permanece, a luta por ela ainda permanece, pois ainda não é a nossa casa dos sonhos.
E para comemorar esse dia, nada mais justo, relembrar e fazer conhecer a história desse espaço, da maneira que provavelmente não entrará nos livros de história:

"Em meados de 1984 CAM (Cultura e Arte em Movimento) e EADEC (Espaço Aberto para o Desenvolvimento Cultural), dois movimentos culturais atuantes em Itaim Paulista, extremo Leste da cidade de São Paulo, reivindicaram ao então prefeito Mário Covas a criação de um Centro Cultural para o bairro e, depois de muitas idas ao gabinete do secretário da cultura, Gianfrancesco Guarnieri, finalmente, no dia 21 de Abril de 1985, o espaço, hoje denominado Casa de Cultura, foi inaugurado com o nome de Centro Cultural Itaim Paulista. O Centro Cultural Itaim Paulista é o único espaço cultural da cidade de São Paulo criado pelo poder público a partir de reivindicações da sociedade civil organizada e teve a gestão de seus 8 meses iniciais de existência feita por íntegra." de shidos democraticamente em assembléias criadas para esse fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário