segunda-feira, 2 de abril de 2012

Homenagem ao poeta, cantor e compositor Raberuan

Raberuan

Sebastião Roberto da Silva, codinome Raberuan, foi poeta, cantor e compositor. Filho de pais mineiros, Raberuan nasceu em 30 de outubro de 1953, no bairro de Ermelino Matarazzo, zona leste da capital.

Em 1978, foi um dos responsáveis, juntamente com outros produtores cultura


Viveu a vida inteira com um violão nas mãos inventando versos e fazendo canções. Viveu como poeta e sobreviveu somente para continuar vivendo como poeta, tendo criado mais de duas centenas de músicas. Em 2006 gravou algumas dessas músicas no CD “Tião”, único realizado em vida, que teve produção de Akira Yamasaki.
is da região, pela fundação do Movimento Popular de Arte, o MPA de São Miguel.

Tião para os íntimos, era um artista do povo e gostava de estar com o povo, adorava crianças e velhos e sempre que podia, estava interagindo com o novo. Por conta disso, dentre outra ações, criou e realizou juntamente com Sheila Rios e Sachinha Gabriel, o Projeto “Quintas Culturais” em Ermelino Matarazzo, onde artistas da zona leste tiveram durante o ano de 2007, uma vez por semana no Bar do Wlad, sempre às quintas-feiras, um palco onde apresentar seus trabalhos e ainda ganhar uns trocados para a feira.

Foi criador e realizador tambem, com Gilberto Braz, Cléston Teixeira e Akira Yamasaki, do Projeto Cultural “Integrações e Rupturas” que ocupou os CEU’s Tres Pontes e São Carlos no ano de 2009.

Em 2005 idealizou com Akira Yamasaki e Sueli Kimura, o Projeto Memória Musical em São Miguel, que busca resgatar e registrar as obras musicais dos poetas e compositores da região de São Miguel Paulista e adjacencias. Desde então esse projeto já efetuou em CD o registro das seguintes obras:

. TIÃO, de Raberuan, em 2007;
. SACHA, 60, de Sacha Arcanjo, em 2009;

. PRA MIM, de Osnofa, em 2010;

. OUVINDO O CORAÇÃO, de Gildo Passos, em vias de ser lançado.


Ainda com muita idéias e projetos artísticos e culturais na cabeça, Raberuan foi supreendido pela morte e teve os seus sonhos interrompidos aos 58 anos de idade, no dia 18/11/2011.

por Akira Yamasaki


Nenhum comentário:

Postar um comentário